quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ckimatempo: muita chuva só ba Bahia e no Rio Grande do Sul

Chuvas só  aparecem no extremo sul do Piauí
A grande frente fria que chegou sobre a Bahia provoca chuvas fortes e volumosas em diversas regiões do estado. 

Em Ipiaú, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77,6 mm no período entre 10 horas do dia 4 e 10 horas de 5 de janeiro de 2016, pelo horário de Brasília.

Em Salvador  choveu 50,4 mm na região de Ondina. Este foi o maior volume de chuva sobre a capital baiana desde o fim de junho de 2015, quando choveu 61,6 mm entre os dias 27 e 28 daquele mês.

 Em Lençóis, a chuva foi muito volumosa. O acumulado em 24h foi de 77 mm. Esta frente fria vai se afastando do litoral da Bahia no decorrer da semana, mas até a sexta-feira vai estimular a formação de muitas nuvens carregadas sobre o estado que podem provocar mais temporais.

O Rio Grade do Sul voltou a ter chuvas intensas. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, choveu 83,0 mm entre 10 horas do dia 4 e 10 horas de 5 de janeiro de 2016, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Esta foi a maior quantidade de chuva em 24 horas registrada no Brasil entre 4 e 5 de janeiro de 2016 e a segunda maior no pais este ano.

A chuva forte sobre o Rio Grande do Sul veio de nuvens carregadas que cresceram no norte da Argentina e avançaram para o estado.

A baixa pressão do ar sobre o norte argentino estimula a formação das nuvens de chuva. Além disso, uma frente fria passa pelo litoral gaúcho e mesmo sendo fraca, ajuda a formar mais áreas de chuva sobre o estado nesta quarta-feira.
 

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado nos próximos cinco dias no Brasil. Os tons de verde indicam volume de 100 mm ou mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário