sábado, 7 de novembro de 2015

Piauí gasta 500 mil reais para colher seis hectares de uva

Projeto da uva é iniciativa do Governo do Estado - Divulgação

O Governo do Piauí vai gastar meio milhão de reais para promover o festival da uva em São João do Piauí, onde o Estado vem lutando para implantar projeto de produção dessa fruta. 

São seis hectares e produção estimada em 27 toneladas em cada hectare.

O projeto das uvas é uma velha ambição do governador Wellington Dias e de sua mulher,  a deputada federal Rejane Dias, atual secretária de Educação e nascida na cidade.

A cada ano o governo desloca  grande estrutura para o festival anual da uva, que começou na sexta, dia 6 e termina domingo, dia 8 de novembro.

A constatação é feita pelo jornalista e pesquisador Claudio Barros em postagem em rede social em que afirma haver pinçado este número de consulta ao Diário Oficial do Estado em que estão publicados os contratos 34/35/2015. Leia a postagem abaixo:

“Aí, lendo o Diário Oficial do Estado, fico sabendo que as atrações musicais para o V Festival da Uva de São João do Piauí vão custar meio milhão de reais, segundo extratos dos contratos 34 e 35/2015 firmados pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí com as empresas Dois Candangos Promoções Artísticas Ltda. e Chapa Quente Comunicação e Entretenimento.

Então, corri à página do IBGE para saber qual a produção de uva da cidade. Dados de 2014 indicam que a área plantada é de seis hectares, com produção de 162 toneladas (rendimento de 27 toneladas por hectare), com faturamento de R$ 518 mil.


Diante disso, humildemente sugiro que o governo direcione seus esforços para pesquisa e extensão rural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário