sábado, 5 de março de 2016

Oposição vai obstruir votações até iniciar processo de impeachment

Aécio Neves toma posição no encaminhamento de soluções
Líderes dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados prometem obstruir todas as votações até que seja instalada a comissão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A decisão foi tomada na reunião de líderes da oposição no Congresso para discutir a fase da operação Lava Jato que envolveu o ex-presidente Lula.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy, explicou quais foram os motivos que levaram a oposição a adotar a estratégia da obstrução.

A oposição aproveitou a nova fase da Operação Lava Jato, cujo alvo principal é o Lula, para pedir a saída de Dilma Rousseff da presidência. O senador do DEM, Agripino Maia, argumentou que a troca de governo é a saída para crise.

Os governistas defenderam o ex-presidente Lula e de Dilma. Para o senador Telmário Motta, do PDT, existe uma perseguição ao ex-presidente por ele ser uma força política importante no país.

O impeachment foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado. O STF considerou que processo não respeitou as regras. 

Entre as ilegalidades, estaria a votação secreta para definir os membros da comissão.

Com isso, no começo deste ano o presidente da Câmara entrou com embargos no Supremo para reverter a decisão. 

Eduardo Cunha disse que só iria instalar de novo a comissão quando o Supremo julgar os embargos.


Agora, a oposição vai adotar a estratégia de não mais esperar o julgamento desses embargos. Mas prometem seguir com o processo de impeachment como determinou o STF. Porém, é preciso que Eduardo Cunha determine a instalação da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário