quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Boato ou alarme falso: ponte do rio Poti ainda não caiu

Governo do Estado manda secretário de obras dizer que a ponte não vai cair
No mesmo dia em que laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia liberava a informação de que uma das pontes sobre o rio Poti no curso das Avenidas Frei Serafim e João XXIII corria risco de desabar, o teresinense ficou espantado. 

Teresina tem nove pontes sobre o rio Poti e todas estão com problemas ou por não atender o volume de tráfego ou por problemas de conservação..

As informações desencontradas davam conta de que as obras da chamada ponte do meio, ainda não aberta ao trânsito, haviam atingido fundações das duas pontes já existentes e uma delas apresentava abalo capaz de comprometer a estrutura completa.

Aí entrou em cena o secretário de Transportes do Piauí (Setrans), Guilhermano Pires que  assegurou, que não haver risco de desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck, como foi alardeado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Segundo o secretário, diferente do que o CAU divulga, o relatório citado também não foi encomendado por eles e sim pela Secretaria de Transportes do Estado e pela empresa licitada para a construção da “ponte do meio”, que liga a avenida Frei Serafim à João XXIII, em Teresina.


Todas as informações contidas no relatório fazem parte do planejamento, acompanhamento e fiscalização da obra. O engenheiro Pedro Wellington, professor da USP, também citado pelo Conselho, é consultor da obra e esteve em Teresina, junto com membros da secretaria e técnicos da construtora fazendo todas avaliações de praxe para inspeção da estrutura.

Para ele, o relatório fala sim da necessidade de reparos no trecho da ponte, já que ela foi construída em 1957. “Estes reparos já estavam previstos para serem feitos pelo DNIT, por se tratar de uma via federal (BR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário