segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Jornalista mostra que o Piauí é 22 vezes maior que o Líbano entre pontos positivos

O Piauí é, geograficamente, 22 vezes maior que o Líbano, país do Oriente Médio e alcança agora posição de destaque na produção de soja e mel entre demais unidade da Federação.

O jornalista e historiador Claudio Barros, apontou esses entre dez pontos positivos do Piauí deslocando a imagem que muitos piauienses fazem do Estado, geralmente denominando-o pejorativamente de o “ pobre do Brasil”, como se fosse vantagem.

Barros, que atua no jornalismo e na publicidade, fez a indicação dos dez pontos na passagem de mais um aniversário do Piauí em 19 de outubro, sendo esta uma das datas em que se comemora seu dia.

Os outros são 13 de março ( batalha do Jenipapo) e 24 de janeiro, atribuído à independência da antiga capital Oeiras.

“Hoje, dia do Piauí, mais que homenagear o Estado que me acolheu e me fez filho, queria citar 10 números muito bacanas, porque os ruins - que também conheço - é melhor que fiquem para outro uso: o de sua redução ou eliminação” argumenta:

1. O Piauí é o maior produtor de mel do Nordeste. Das 10.845 toneladas de mel produzidas na região, 3.250 saíram de apiários piauienses. O Estado responde ainda por 8,5% da produção brasileira de mel. Os dados são do IBGE.

2. Com 3 milhões de toneladas O Piauí é o 11º maior produtor brasileiro de grãos. Dados da Conab e do IBGE.

3. O Piauí concentra 13,9% do rebanho caprino do país. É o terceiro maior do país. Dados do IBGE.

4. O território do Piauí, de 250 mil quilômetros quadrados, é 22 vezes maior que o Líbano.

5. O Piauí divide com o Maranhão o maior rio do Nordeste, o Parnaíba, que tem 1,7 mil quilômetros. Ah, antes que digam que o maior rio do Nordeste é o São Francisco, cabe esclarecer que o Velho Chico nasce em Minas Gerais.

6. O Estado avança para ser o quinto maior produtor de energia eólica do país, com 1.660 megawatts/hora de energia. Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica

7. A maior reserva de minério do ferro do Nordeste, no município de Curral Novo do Piauí, tem 1 bilhão de toneladas. Dados do DNPM.

8. A Bacia Sedimentar do Parnaíba, que cobre praticamente todo o Piauí, tem a maior reserva de água subterrânea do Nordeste, segundo a CPRM.

9. Para quem gosta de camarão, deve ser bom saber que o Piauí é o terceiro maior produtor brasileiro, com 3.666 toneladas, representando 5,6% da produção nacional. Os dados são do IBGE.


10. Teresina é a capital nordestina com maior área territorial: 1.392 km². Natal (RN), a menor, tem 167 km² de área

Nenhum comentário:

Postar um comentário