segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Governador inaugura internet livre em praça de Teresina

 Governador Wellington Dias testa dispositivo de acesso à rede
Wellington pretende ampliar o projeto e levá-lo para todo o Piauí.( Foto: Paulo Barros)Praças e pontos de Teresina receberão equipamentos para que a população tenha livre acesso à internet por meio do projeto Piauí Conectado. 

A etapa inicial foi inaugurada pelo governador Wellington Dias, na manhã desta segunda-feira (26), na Praça da Vila Operária, zona Norte da capital.

O projeto será levado ainda para a Rodoviária dos Pobres, Parque Zoobotânico e praças de bairros como Renascença I e II, Bela Vista, Buenos Aires e outros.

“Queremos que a internet seja utilizada para melhorar a qualidade de vida do piauiense. A tecnologia tem que ser pensada para o bem. É o River ir jogar no Rio Grande do Sul e o piauiense poder assistir a transmissão pelo celular; a Tele Educação voltada para o ensino é hoje uma realidade que mostramos ao ex-presidente Lula e qualquer aluno da rede pública pode assistir aula online com os melhores professores do Estado”, disse o governador Wellington Dias.

Wellington pretende ampliar o projeto e levá-lo para todo o Piauí. “A internet disponibilizada hoje para a população da Vila Operária é a mesma que pretendemos levar para Picos, Piripiri fazendo um cinturão com Barras, Esperantina até Bom Jesus”, comenta ogovernador.

Solenidade de Lançamento do Programa Piauí Conectado – Internet Livre (ATI)( Foto: Paulo Barros)Durante o evento, alunos da Unidade Escolar Dom Severino conferiram e conectaram-se com a rede. “É uma ótima iniciativa. Possibilita que eu me conecte com os amigos e acesse conteúdo gratuito”, fala Mateus da Silva (16), estudante do segundo ano.

O diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, ressaltou pesquisa feita pelo Governo Federal a qual aponta que 51% da população não possui acesso à internet. “Os dados mostram a importância do serviço para o desenvolvimento educacional e social da população, não resta dúvida da importância de se ampliar esse acesso à tecnologia e à informação”, afirmou.

Também presente, o padre Carlos Alberto, da paróquia da Vila Operária, comentou sobre a necessidade da inclusão digital voltada para jovens.

 “Incluir o jovem e as pessoas de modo geral fazendo bom uso do wifi, com certeza só vai trazer o bem. A internet é meio de enriquecimento, esperamos que a juventude possa aproveitar”, ponderou.

A solenidade contou ainda com presença do secretário da Administração, Franzé Silva; do presidente da Fapepi, Francisco Guedes; do coordenador da Juventude, Deolindo Aguiar; do diretor de Habilitação do Detran, Venâncio Cardoso; e ainda dos deputados Flávio Nogueira e Flora Isabel.

O Projeto Piauí Conectado suporta mais de 250 pessoas conectadas simultaneamente e todo o monitoramento do acesso é feito direto da sede da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI).


Nenhum comentário:

Postar um comentário