segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Inmet lança alerta vermelho para o Piaui e regiões com umidade do ar abaixo de 12%

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta vermelho para o norte, o leste e o sul de Goiás, incluindo o Distrito Federal; a metade sul de Tocantins; e o oeste, o noroeste e o norte de Minas Gerais. 

Nesses locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%. O alerta do Inmet também atinge o Piauí diretamente afetado por altas temperaturas.

O alerta vermelho é o mais alto e significa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população. Nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, no leste da Bahia e na região central de Minas, o alerta é laranja, com forte calor e umidade variando entre 12% e 20%.

A Defesa Civil do Distrito Federal recomenda aos moradores dessas regiões evitar atividades ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4 da tarde; ingerir ao menos dois litros de água por dia; fazer refeições leves; e ter cuidado especial com crianças e idosos.

Já para o Rio Grande do Sul, o Inmet lançou alerta amarelo, para o risco potencial de novas enchentes na região e de queda de árvores. A chuva mais forte deve se concentrar no extremo sul do país.

O nível do Rio Guaíba, que, no sábado, alcançou o maior índice desde 1941, reduziu para 2 metros e 71 centímetros na manhã desta segunda-feira, de acordo com a Defesa Civil estadual. Mais de 140 mil gaúchos já foram afetados pela chuva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário