quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Eletrobrás manda cortar fornecimento de energia às vésperas do natal

Alicate volta às ruas na véspera do natal em Teresina
A Eletrobrás Piauí, sem nenhum aviso prévio, fez arrastão no dia 23, antevéspera de natal, para suspender o fornecimento de energia para todos os consumidores em débito com o mês de outubro/2015

Na Zona Norte, os agentes estiveram nas casas dos consumidores deixando o aviso para corte em seguida, dando chances de algumas horas para pagamento.

Quem não pagou ficou no escuro e provocou reações desesperadas entre moradores.

Reclamam do péssimo serviço oferecido pela empresa federal, destacando apagões, aumentos e quedas de tensão que ocorrem com frequência.

Na semana anterior ao natal todas as repartições ficaram sem luz e na terça-feira, 22 de dezembro, a queda de tensão atingiu a Zona Leste, principalmente, a Avenida Frei Dom Severino, onde se  encontram restaurantes e bares de primeiro linha.

Um desses estabelecimentos já instalou serviço suplementar de energia: quando falta luz da Eletrobrás, imediatamente o sistema próprio é ligado, mas quem está no local sente os horrores da temperatura de Teresina.

O sistema de ar condicionado do estabelecimento só funciona depois de religação ,manual pelos funcionários. O constrangimento é grande e muita gente até abandona o local.

Contudo, mesmo assim, já existe reajuste para a tarifa de energia em 2016: As contas devem ter, em 2016, reajuste médio de 4,6%, conforme o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Altamir Lopes.

Segundo ele, porém, essa estimativa não considera a taxa das bandeiras tarifárias, que passaram a incidir nas tarifas em 2015 e refletem o custo mais alto da produção de energia pelo uso mais intenso de termelétricas.


A eletricidade gerada pelas termelétricas é mais cara porque elas utilizam combustíveis como óleo e gás natural para funcionar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário