segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Meteorologia prevê que seca permanece no sertão do Nordeste

O verão começa oficialmente nesta terça-feira, 22, às 02h48 no horário de Brasília. 

E a previsão é de que a seca que atinge o sertão nordestino deve permanecer 

A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas.

É sempre bom lembrar que o tempo e o clima não obedecem aos cálculos astronômicos.  

A mudança no padrão de circulação da atmosfera e gradativa. 

Assim, ainda podemos observar características do inverno no começo da primavera, e antes de entrarmos no verão já podemos ter dias típicos da estação.

 E é exatamente isso que vem sendo observado no Brasil nesta última semana. Veja como vai ficar o tempo nesta primeira semana do verão nas regiões do País.

Região Nordeste Nessa época do ano, dois sistemas costuma atuar no Nordeste: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorecem a ocorrência de chuva em áreas diferentes da Região.

No entanto, essa chuva não é volumosa. Não é chuva suficiente para encharcar o solo nem para subir o nível dos reservatórios, e deve ficar concentrada na parte leste e norte da Região. O sertão e as áreas do interior devem permanecer sob a influência do ar quente e seco.

Região Norte A atmosfera do Norte está quente e muito úmida. Por isso a chuva é frequente em quase todas as áreas, e vem na forma de temporais. O interior do Amapá, o Estado de Roraima e o norte do Pará é que tem chuva mais irregular e menos volumosa.

Já o sul do Amazonas  e norte de Rondônia é que acumulam os maiores volumes de chuva, chegando a 100 milímetros até o dia 25.



Nenhum comentário:

Postar um comentário