Valores relativos às vendas ainda são desconhecidos |
As vendas no período do Natal nos shopping centers
brasileiros caíram 1% em 2015, já descontada a inflação, se comparadas com as
do mesmo período do ano passado.
O recuo é o maior registrado nos últimos 10
anos, desde que o levantamento é realizado anualmente.
O levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de
Shopping (Alshop), não informa os valores das vendas do
período natalino, apenas a variação em relação a 2014.
As vendas registradas durante todo o ano de 2015 nos centro
comerciais, no entanto, superaram as de 2014 em 1,07%: totalizaram R$ 145
bilhões, ante R$ 143,47 bilhões no ano passado.
Descontada a inflação, porém, as vendas foram de R$ 130,5
bilhões, uma queda de 2,82% no ano em relação a 2014, o maior recuo da última
década.
No entanto, considerado os valores deflacionados, as vendas de 2015,
nos últimos 10 anos, só não foram maires que as de 2014 (R$ 134,29 bilhões).
De acordo com a Alshop, os resultados foram influenciados
pela dificuldade de obtenção de crédito, associado a período de aumento de
juros; elevação do dólar, o que gerou aumento de preços em vários segmentos; a
alta do desemprego, da inflação e a insegurança em relação às medidas
econômicas adotadas.
“Para 2016, de acordo com os dados que temos, as vendas no
primeiro semestre deverão ser iguais às do primeiro semestre de 2015, o que
será considerado um resultado bom”, disse o diretor de Relações Institucionais
de Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário